Como é o tratamento psicológico?
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) A abordagem de psicoterapia conhecida como cognitivo-comportamental inclui um número diverso de terapias psicológicas que se propõem a ajudar...
A Psicologia constitui um ramo da ciência que estuda os processos mentais, o comportamento e a interação do indivíduo ou do grupo dentro de contextos biológicos, sociais e culturais. Essa ciência tem origem na filosofia, de forma que alguns de seus conceitos foram inspirados em grandes pensadores, como Sócrates, Platão e Aristóteles. No final do século XIX, os acadêmicos distanciaram as ciências da Psicologia, da Filosofia e da Fisiologia, dando origem à Psicologia Moderna. Atualmente, a Psicologia colabora para diversas áreas do conhecimento e da saúde.
A psicoterapia é um processo constituído de encontros cuja duração e periodicidade é previamente determinada ou não. Ela visa conduzir o indivíduo a uma maior percepção de si e do mundo, bem como de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e das respectivas consequências na vida pessoal. Na psicoterapia, o cliente tem a oportunidade de ampliar suas possibilidades de compreensão e de entender melhor suas características, potencialidades e limites, a fim de utilizar esse conhecimento em prol de sua estabilidade emocional e da efetivação de escolhas mais conscientes.
Muitas pessoas podem se beneficiar de um processo de psicoterapia. Não existe um único motivo que justifique as pessoas procurarem um psicólogo. Algumas buscam esse tipo de tratamento por enfrentarem um momento de crise (separações, perdas de entes queridos, situações de stress pós-traumático, perda de emprego, ou então, em fases do desenvolvimento humano que podem propiciar crises evolutivas, tais como adolescência, casamento, paternidade e maternidade, menopausa, aposentadoria) ou ainda por sintomas variados, tais como ansiedade sem causa definida, depressão, falta ou excesso de apetite, insônia, tristeza.
O Psicólogo entende que, em um processo de psicoterapia, o terapeuta e o cliente caminham juntos na busca por resultados positivos para o cliente. Compreendemos a remissão de sintomas e resultados positivos como consequência de um processo de autoconhecimento, de reflexão sobre si mesmo e sobre o jeito de ser e de se relacionar consigo mesmo e com o mundo.
Não há ao certo como prever a duração de um processo de psicoterapia, pois esse fato varia de pessoa para pessoa e de caso a caso. Porém, como a própria noção de processo indica, não se trata de algo como uma ou duas consultas, como ocorre em outros tratamentos médicos. Em geral, a psicoterapia é um processo de alguns meses ou anos de duração, realizada na frequência mínima de um encontro por semana ou, dependendo do caso, até mais.
O Psiquiatra é graduado em Medicina com especialização em Psiquiatria, enquanto o Psicólogo é graduado em Psicologia. O Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais através de medicamentos, já o Psicólogo trabalha os aspectos emocionais dos quadros clínicos, sem utilizar farmacoterapia (uso de remédios), mas sim através de abordagens e técnicas psicoterapêuticas. Em alguns casos, indica-se que o cliente seja acompanhando por esses dois profissionais.
Sim. O sigilo profissional é uma das condições impostas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Link para o código de ética
https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Neste primeiro encontro, foco está em compreender as queixas iniciais, escutar a história do cliente, e psicólogo explicar sobre o funcionamento da terapia, além de e sanar qualquer dúvida existente sobre o processo, O objetivo deste primeiro encontro é entender o que faz o cliente procurar ajuda e como o psicólogo pode ajudar neste processo.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) A abordagem de psicoterapia conhecida como cognitivo-comportamental inclui um número diverso de terapias psicológicas que se propõem a ajudar...
Os atendimentos psicológicos ocorrem na modalidade online e presencial, jovens e adultos a partir dos 18 anos. A abordagem na qual...
Como parar de procrastinar? (Parte 1) View this post on Instagram A post shared by Luíse Gonçalves (@psi.luisegoncalves)...
Luíse Gonçalves, Psicóloga Clínica CRP 04/70622
Desenvolvido por agmidia.com